Psicoterapia para Casal e Família

O relacionamento entre casais e entre membros de uma família tendem a desenvolver formas rígidas de relacionamento.

Permitir-se crescer no contato uns com os outros amplia as possibilidades de mudança, pois não somente assumem a responsabilidade por suas escolhas como as tornam conscientes de como são e agem em relação com o outro, seja ele o cônjuge ou familiar.

A psicoterapia para casais e famílias visa ampliar a percepção quanto a estrutura pré-estabelecida, ajudando-os a refletirem sobre sua forma de funcionamento encorajando-os a buscarem formas próprias de lidar com suas dificuldades e situações que surgem no dia a dia. Afinal, o problema quando surge na vida conjugal/familiar vem como a forma mais criativa que encontraram de sobreviver frente à situação ocorrente, podendo também surgir de forma destrutiva e patológica. Um espaço terapêutico nesse momento se faz
necessário para ampliar a percepção das formas de que estão estabelecendo contato com o outro e com o mundo é necessário para se entender e esclarecer o “como” se sentem confortáveis em ser o que são.

“A percepção não é determinada por características fixas dos componentes individuais, mas sim pelas relações entre esses componentes.”

Zinzer

Preocupações financeiras, divergências de opiniões, divisões de tarefas domésticas e responsabilidades fazem com que as pessoas ajam “no automático” em certas situações devido ao desgaste que estes geram na relação do casal e família, porém para uma vida saudável e feliz o casal/família precisa estar em sintonia e fluidez. Para este fim que a Psicoterapia entra em cena, para tornar as relações vivas e recuperar o sentido dos comportamentos e queixas, para assim gerar mudança.

“Cuidar de si é gerar vida para as relações que se estabelece.”

Daniela M. Siqueira