Uma série de sintomas diferentes recebeu o nome de estresse. Um nome abrangente que infelizmente tem merecido pouca atenção. O estresse é uma doença emocional e, por isso, apresenta sintomas específicos para cada indivíduo. Ele se inicia pela exposição contínua ou exagerada (para aquele organismo) a uma situação determinada.
Para ficar mais claro, podemos fazer um paralelo com o estresse físico: se você fizer um movimento com o braço de forma repetida e prolongada, os músculos sem tempo para se recompor, deixarão de responder ao seu comando passando a um estado de entorpecimento ou a efetuar um outro movimento, parecido com um tremor. Duas pessoas fazendo o mesmo exercício obtém diferentes respostas do organismo. A pessoa que tiver melhor preparo físico demorará mais para chegar ao estresse muscular.
O mesmo ocorre com o nosso psicológico, em exposição repetida e prolongada a uma situação provoca ansiedade, tensão, preocupação, medo, etc. podendo gerar estresse, dependendo das características emocionais do indivíduo.
O estresse se apresenta de maneira diferente para cada pessoa. Geralmente se inicia com sintomas emocionais e se amplia para o campo físico, mas cada caso é um caso.
Acompanhei um caso, que o cliente relatou que o estresse deu inicio através da caspa e queda de cabelo, mas que como não deu importância vieram as crises de enxaqueca, esquecimento continuo, pressão alta, entre outros sintomas. É isso que geralmente acontece, quando o organismo não é “ouvido” vai aumentando a intensidade e gravidade dos sintomas. Portanto, esteja sempre alerta quanto ao funcionamento e alertas que seu corpo tem dado.
Tipos de Estresse
O estresse pode ser físico, quando causado por uma doença ou traumatismo qualquer; ambiental, quando provocado por muito calor ou frio; e/ou psicológico, quando provocado por um pensamento capaz de colocar o organismo em estado de perigo ou emergência.
Alterações Fisiológicas
Muitas pessoas com estresse não o reconhecem, por considerar os sintomas como naturais devido a má alimentação, falta de exercício, entre outro. Os sintomas mais comuns para este quadro são:
- Redução ou excesso de: sono, fome, atividade;
- Irritação freqüente/intensa;
- Resposta exagerada a alguma situação do dia-a-dia;
- Agressividade;
- Tonturas e/ou desmaios sem um motivo físico diagnosticado.
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo;
- Variação do humor;
- Baixa afetividade, apatia emocional.
- Falta de alegria e entusiasmo.
- Medos injustificados.
- Compulsão;
- Dores nas costas, má digestão, vômitos, gripes freqüentes, queda de cabelo, entre outros sintomas físicos sem causa aparente.
Tratamento
O estresse é quando seu corpo, sua mente e suas emoções não estão no mesmo ritmo podendo causar medo, tensão, apreensão, impaciência, cansaço físico e mental. A Psicoterapia ajudará você a combater o estresse, pois é preciso melhorar a qualidade de vida e para isto é necessário aprender sobre seu próprio organismo e descobrir como atender às suas necessidades básicas.
Junto ao trabalho psicoterapêutico em pessoas que apresentam estresse, geralmente orientamos que busquem se divertir, fazer alguma atividade que lhes dê prazer e praticar alguma atividade física, pois esta além de servir para aliviar a tensão o ajuda a conhecer o funcionamento e os limites de seu corpo.
Em alguns casos se faz necessário associar a psicoterapia com o tratamento medicamentoso. Portanto o ideal é buscar um psicólogo e um médico, pois este último irá avaliar se o estresse necessita de medicamentos para evitar doenças orgânicas futuras.
Cuide de você e de seu corpo, ele é o seu bem mais precioso!