A Psicoterapia é uma forma de pensar junto com o terapeuta sobre as dificuldades, as crises, os conflitos nos relacionamentos pra um entendimento de como é vivenciado cada experiência do dia-a-dia de forma a favorecer o autoconhecimento, o contato com o outro e com o mundo.
“Criar intimidade consigo mesmo é recuperar recursos próprios para lidar com as situações emergentes no dia-a-dia.”
Daniela M. Siqueira
Pensar e refletir possibilita re-organizar-se para que as relações e ações no mundo sejam fluidas ou menos rígidas e cristalizadas.
Os problemas existenciais e relacionais na vida do indivíduo surgem como forma criativa que a mente encontrou para sobreviver frente à situação ocorrente, porém podem aparecer de uma forma destrutiva e patológica. Por isso, a importância do autoconhecimento, este ajuda no desvendar o que o sintoma tem a dizer sobre ele.
Descrevendo as modalidades de psicoterapia
- Psicoterapia Individual: auxilia o individuo a aprender sobre si mesmo a partir do relato de suas experiências e do que emergir no espaço terapêutico.
- Psicoterapia do Grupo: facilita o desenvolvimento de habilidades para a criação de novas formas de relação com o outro e com o mundo.
- Psicoterapia de casal e família: amplia o canal de comunicação entre o casal e auxilia na busca de novas formas de lidar com as dificuldades do dia-a-dia.
Algumas razões que levam as pessoas a procurarem Psicoterapia
Baixa auto-estima, busca por auto-conhecimento, problemas de relacionamento (familiares, sociais, amorosas), depressão, transtornos de ansiedade (síndrome do pânico, fobias, estresse), distúrbios alimentares, disfunções sexuais, timidez, transtornos de aprendizagem entre outras.